Oficina orientou a transformação de bibliotecas em espaços acessíveis e inclusivos

Um dos propósitos da oficina foi o de contribuir para eliminação de barreiras ao acesso das pessoas à leitura, aos livros, ao conhecimento e à informação nas bibliotecas. Liberar os espaços para uso de pessoas com deficiência e incluir os recursos acessíveis nas bibliotecas devem ser partes do planejamento e previsão das bibliotecas, pois o Brasil possui quase 46 milhões de pessoas com deficiência, o que representa mais de 23% da população.

Durante a oficina, Cleide Soares tratou sobre estratégias, recursos disponíveis e medidas práticas para o cumprimento mais imediato da legislação brasileira para acessibilidade, que é baseada em convenções e tratados internacionais.

A “Oficina Biblioteca Inclusiva” foi ministrada durante 3 dias, em módulos com apresentação de conceitos de inclusão e acessibilidade, passando pelo marco legal de referência e concluindo com as providências práticas e possíveis de aplicação imediata para início de transformação desses espaços para ampliar a inclusão dos usuários. “Organizamos o conteúdo da oficina aproveitando o que já sabemos das dificuldades das estruturas existentes nas bibliotecas do Brasil, especialmente as públicas e escolares, que nem sempre dispõem dos recursos orçamentários para construção de espaços adequados, porém as pessoas existem e já devem ser incluídas no cotidiano, nas atividades e no planejamento das bibliotecas, espaços naturalmente democráticos. Vamos orientar como podem fazer para que as pessoas participem e acessem os inestimáveis recursos de conhecimento existentes”. Complementa que “principalmente neste contexto de pandemia que estamos atravessando, é necessário preparar os espaços para receber as pessoas e promover a integração”. Recursos simples como adaptação de portas, reservas de vagas em estacionamento, inclusão de audiolivros, sinalização de espaços, reservas de lugares e promoção de atividades coletivas podem agregar pessoas e transformar a sociedade num lugar mais agradável e rico para todo mundo.

Material apresentado na Oficina

Links dos vídeos da oficina no youtube – BDB Cultural

1º Dia: https://www.youtube.com/watch?v=b_6xYg9feNk
2º Dia: https://youtu.be/AjyZVLtQ9tQ
3º Dia: https://youtu.be/9Qj6tZqHYJc