Mediação de Leitura e Memória Literária

O movimento cultural e social Grito do Livro: Leia Mais! fez a formação de 35 agentes de leitura de bibliotecas e pontos de leitura do DF como mediadores de leitura e da memória literária, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC.

O projeto de formação, coordenado por Cleide Soares, foi aprovado pelo FAC/DF, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, e mobilizou agentes de leitura que atuam em comunidades urbanas e rurais e novos interessados em promover ações de incentivo à leitura. Cada participante recebeu um kit com obras literárias, inclusive de autores do Distrito Federal consagrados por prêmios, e uma bolsa-estante para expor os livros e incentivar a leitura em suas práticas de mediação da literatura. Cada agente pode tornar-se agente de construção da memória literária local, iniciando o movimento de preservação da cultura literária das comunidades do DF.

Os acervos selecionados foram entregues com tratamento técnico adequado, classificado por área do conhecimento, e os agentes tomaram conhecimento de metodologia de organização e ampliação de acervos.

O curso gratuito foi realizado na Biblioteca Nacional de Brasília e durante a Feira do Livro da Câmara Legislativa do DF, com 30 horas de duração. Teve conteúdo teórico, aulas práticas e vivência experimental numa comunidade do Jardim Ingá (GO), com acompanhamento e correção de caminhos. As técnicas especialistas, Tatiane Cruz Sousa (da área de Letras, especialista em Mediação de Leitura) e Glaucia Veloso (Historiadora e Museóloga) atuaram, respectivamente, na formação de mediadores de leitura e de memória literária, e Cleide Soares (Bibliotecária e Gestora Cultural) coordenou e orientou a elaboração dos projetos.

Mais informações e esclarecimentos, solicitar pelo e-mail gritodolivro@gmail.com ou na área de Fale Conosco deste blog.