Está chegando!

O movimento cultural e social Grito do Livro: Leia Mais! vai formar 35 agentes de leitura de bibliotecas e pontos de leitura do DF como mediadores de leitura e da memória literária, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC.

O projeto de formação, coordenado por Cleide Soares, foi aprovado pelo FAC/DF, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, e vai mobilizar agentes de leitura que atuam em comunidades urbanas e rurais e novos interessados em promover ações de incentivo à leitura. Cada participante receberá um kit com obras literárias, inclusive de autores do Distrito Federal consagrados por prêmios, numa bolsa que servirá de estante, para incentivar a leitura por meio de práticas de mediação da literatura. Além disso, cada agente será agente de construção da memória literária local, iniciando o movimento de preservação da cultura literária das comunidades do DF.

Os acervos selecionados serão entregues com tratamento técnico adequado, classificado por área do conhecimento, e os agentes vão aprender metodologia de organização e ampliação de acervos.

O curso é gratuito e serão fornecidos certificados aos participantes. A formação será feita durante 30 horas, com parte teórica, prática e experimental na comunidade, com acompanhamento para correção de caminhos, caso necessário. As técnicas especialistas, Tatiane Cruz Sousa (da área de Letras, especialista em Mediação de Leitura) e Glaucia Veloso (Historiadora e Museóloga) vão atuar, respectivamente, na formação de mediadores de leitura e de memória literária, e Cleide Soares (Bibliotecária e Gestora Cultural) vai coordenar e orientar a elaboração dos projetos.

As inscrições estão abertas até 20 de julho de 2018 pelo formulário disponível neste link Inscrições ou pelo email gritodolivro@gmail.com.

O curso será realizado em 4 módulos nos dias: 21 e 28 de julho e 04 de agosto, das 9h às 17h, na Biblioteca Nacional de Brasília (Espaço Território Criativo) e 09 de agosto de 2018, às 14h, na Feira do Livro da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Mais informações e esclarecimentos, solicitar por e-mail ou nos comentários.

Inscreva-se clicando AQUI