O ISBN – International Standard Book Number (Número Padrão Internacional para Livros) – é o número de identidade individual de livros, cuja composição identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, distinguindo cada obra no extenso cadastro de publicações existentes.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é responsável pelos serviços da Agência Brasileira do International Standard Book Number – ISBN, desde 1º de fevereiro de 2020. Anteriormente a responsabilidade era da Fundação Biblioteca Nacional e da Fundação Miguel de Cervantes, conjuntamente.

Para cumprir a missão de informar e atender aos editores, livreiros, bibliotecas e distribuidores brasileiros, a CBL mantém o Cadastro Brasileiro de ISBNs e dispõe de todas as informações e esclarecimentos sobre os serviços em seu site:

Para solicitar o ISBN é necessário:

  • Ser cadastrado na Agência Brasileira do ISBN
  • Preencher os dados da obra na plataforma digital do ISBN.
  • Anexar arquivo da folha de rosto da obra a ser publicada.
  • Pode ser adquirido apenas o número para registrar o livro e inserir na ficha catalográfica (catalogação na fonte) e/ou o código de barras com o número do ISBN para incluir na publicação para leitura de código de barras (opcional, com custo adicional.

Para obter mais esclarecimentos, acesse o portal da Agência Brasileira do ISBN, que reúne todas as informações referentes ao sistema no país.

Significado de cada número do ISBN:

Imagem relacionada

 

Fonte: site da Fundação Biblioteca Nacional